quarta-feira, 10 de junho de 2009

Século XX (1890 - 1930)







Os anos de 1810 a 1910 ficaram marcados pela ostentação, riqueza e extravagância, tendo sido aclamado de Belle Époque (Época Bela). Este foi um período importante para a moda, uma vez que se introduziram mudanças significativas nos adornos dos vestidos com o enchimento de crinolina com seis aros para dar volume ao vestido. Este tipo de adornos foram os que marcaram mais esta época. Devido a esta armação pesada houve necessidade dos modistas inventarem algo mais cómodo.
No início dos anos 1900 surgiu o ideal da “menina Gibson”, um ideal feminino que se iria tornar num exemplo a seguir. Era um criador que atribuía a este novo modelo, os valores e costumes adequados a uma dama. Este novo ideal de mulher devia ter o peito erguido e coxas salientes. Anos depois apareceu a mulher com forma de “S” que realçava a figura feminina. Agora a imagem feminina era a de uma mulher trabalhadora, que lutava pelos seus objectivos, nomeadamente o direito ao voto, passando a tratar de assuntos que, até então, pertenciam ao sexo masculino.Em 1910, surgiu uma mudança influenciada pelo “Ballet Russo”. As cores chamativas foram substituídas pelas cores pastel. Bailarinas sensuais, como Isidora Duncan, transformaram-se em ícones de beleza. Por consequente as mulheres atreveram-se a desafiar os princípios morais, começando a mostrar o corpo, o que não foi fácil devido à intromissão da igreja. As golas altas deram lugar aos sensuais decotes e as saias ficaram mais curtas deixando à vista os tornozelos, chocando muitos, por as pernas femininas representarem um símbolo erótico que provocava luxúria nos homens.Em 1914, com a chegada da 1ª Guerra Mundial, desapareceu por completo o luxo da moda francesa e inglesa, onde era evidente a alta-costura.Em 1918 apareceu na moda o corte recto (tipo tubo). O corpete começou a ser usado para diminuir o busto e não para o levantar. Os vestidos cintados deram origem a dois tipos de mulher, as que tentavam ser mais parecidas com o homem e as antigas beldades femininas. Surgiu assim o estilo “Gazanne”, onde as mulheres para ganhar melhores salários tinham de se parecer com os homens, cortavam o cabelo, começaram a sair, dançar e eliminar os padrões estabelecidos que os diferenciavam.Em 1920, a moda é marcada pelo uso do sapato alto, perucas e rendas. A moda desta época estava livre dos espartilhos que se usavam no século XIX. As saias já mostravam mais as pernas. A maquilhagem era forte e a tendência era o baton, cores fortes nos olhos e as sobrancelhas eram arranjadas.Foi em 1925, a época de Hollywood, que estilistas como Coco Chanel e Jean Patou criaram roupas para celebridades. Esta época é marcada também pela silhueta dos anos 20, onde os vestidos eram mais curtos e leves com os braços e as costas à mostra. O tecido predominante era a seda. As meias eram em tons de bege, surgindo as pernas nuas. A atenção estava toda centrada nos tornozelos.Em 1927, Jacques Doucet, figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres. Foi a época da Coco Chanel, com os seus cortes rectos, capas, blazers, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a época Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.Devido à queda da economia em 1929, a indústria introduziu o linho como material da moda e os materiais artificiais eram a seda sintética que reembelezaram rapidamente as antigas sedas naturais.




1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Eu estou a realizar um trabalho sobre este tema, será que é possível facultar-me alguma da bibliografia que utilizou para realizar isto?

    Obrigada e Feliz Natal!

    ResponderEliminar