quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Vestuário no Império Romano

O traje romano foi extremamente influenciado pelo vestuário grego.
Em Roma o traje civil era formado por dois tipos de roupa: uma era uma túnica de formato rectangular feita em linho ou lã que cobria todo o corpo. Ao longo do tempo começaram a utilizar-se uma túnica interior e uma exterior com mangas rectangulares ao nível do cotovelo. Outra era uma túnica semelhante à anterior mas que tinha um capuz.
Debaixo das túnicas usava-se a Femoralina, umas calças apertadas até aos joelhos feitas de peles de origem bárbara.
Para além do traje civil, também se usava o Amictus, mantos rectangulares de inspiração grega que variavam no desenho e na cor e tinham um carácter envolvente. Eram característicos da plebe romana, denominada de Toga.
Existiam diversas vestimentas complementares: - Palla → manto rectangular de carácter envolvente;- Flameum → véu rectangular, de cor laranja, fixo sobre a cabeça como uma coroa com encadeamento de pérolas.
Os materiais utilizados nestas vestimentas eram essencialmente o linho, a lã e seda de várias cores (a plebe romana descobriu tintas de origem vegetal e animal).
As mulheres utilizavam túnicas longas com mangas. As vestimentas íntimas femininas eram feitas de linho e apresentavam uma forma rectangular, que se cruzava sobre o peito.
Os meninos usavam ao pescoço um pendente em forma de concha marinha, a qual abandonavam no momento de vestir a Toga, que representava a idade adulta.
A partir da época imperial, devido ao alto nível de vida e da cidadania romana, começaram-se a usar novos acessórios e indumentárias tanto ao nível feminino como masculino. O desenho deste inspirava-se na religião e em objectos animados ou inanimados, naturais ou feitos pelo homem aos quais se atribuía poder sobrenatural ou mágico e se prestava culto.
Os materiais de joalharia mais utilizados eram ouro, prata, pedras preciosas e semi-preciosas, cobre, bronze e ferro.
As jóias mais apreciadas eram as pérolas.
Os símbolos mais usados eram o Cupido, aves e cenas mitológicas.

6 comentários:

  1. Adorei essa, escrevi para uma pesquisa do colégio. Obrigado foi minha única solução !!

    ResponderEliminar
  2. Oi aqui é o leão norte que é uma escola

    ResponderEliminar
  3. Muito útil a informação, tenho verdadeiro fascínio pelo Império Romano,sua cultura nos influencia até no nosso presente.

    ResponderEliminar